sábado, 30 de outubro de 2010

Necessidade de bons relacionamentos

O objetivo de Deus para a história da humanidade e a criação de uma comunidade abrangente de pessoas que se amam, na qual Ele próprio se inclui como seu mantenedor principal e o mais glorioso habitante.– Dallas WillardA vida é uma reunião constante.– Marlin BuberTodos nós temos algumas necessidades fundamentais que precisam ser satisfeitas. A primeira delas é conscientizarmo-nos de que precisamos nos relacionar uns com os outros, de que não estamos sós e fazemos parte de uma comunidade. Em segundo lugar, precisamos nos conscientizar de que somos capazes de alcançar importantes objetivos e oferecer alguma contribuição àqueles que nos rodeiam.Segundo Edward Hallowel, para a maioria das pessoas as duas experiências mais marcantes da vida são a realização e o entrosamento. O entrosamento diz respeito a nossos relacionamentos. Entrosar-se é a arte de fazer boas amizades, amar, receber os cuidados de alguém quando estamos enfermos, ouvir palavras de incentivo e afeto de nossos familiares, amigos, chefes, líderes. Enfim, o entrosamento consiste em viver bem com nossos irmãos, familiares e colegas de trabalho.A realização diz respeito a nossas conquistas. Realizar é vencer competições, correr uma carreira bem-sucedida, atingir uma meta difícil, ter uma família saudável, estar bem consigo mesmo. Devemos lutar pela realização de nossos sonhos de maneira correta e por motivos certos, que honrem a comunidade. É muito importante termos consciência da nossa importância no mundo, de que não estamos aqui por acaso, mas porque Deus tem um propósito específico e especial para a nossa vida. Essa crença é importante em nossa vida, pois nos ajuda a mantermos relacionamentos saudáveis e estáveis em comunidade.Somente as pessoas que fortalecem os seus laços afetivos e de amizade são capazes de desempenhar um papel importante na comunidade, e manter um relacionamento estável, contribuindo, assim, de maneira satisfatória para com a sociedade. Se você quer cultivar bons relacionamentos, então, seja mais criativo. Faça boas amizades, seja carismático e sempre bem humorado. Agindo assim, você estará fazendo a diferença em Cristo e contribuindo para que o mundo seja mais feliz.
Fonte: Extraído da Revista Colaborador Fiel número 6

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Como ler a Bíblia?

Muita gente não sabe como ler a Bíblia; perguntam por onde começar a leitura e como fazer para entender o que está escrito. O que parece difícil é, na verdade, muito simples. Toda a Bíblia é riquíssima, mas começar pelo Novo Testamento vai fazer você entender melhor o Velho Testamento. Além disso, ao ler o Novo Testamento você vai conhecer Jesus e se “apaixonar” por Sua fascinante personalidade, pela Sua liderança e, acima de tudo, pelo Seu imenso amor, que o levou à cruz do Calvário para morrer e ressuscitar para nos salvar.
A Bíblia dever ser lida e compreendida em todo o seu contexto. Claro que o Senhor pode falar por intermédio de apenas um verso, mas não faça dos versículos um “horóscopo gospel”. Leia-os e deixe Deus falar com você. Ore e medite no que leu. Peça ao Espírito Santo para lhe dar entendimento. Você vai se maravilhar conhecendo cada vez mais a Deus e com o que vai aprender com Ele.
crisdecristoblogspotcom-cris.blogspot.com

Andre Valadao CLIPE VOU CRER


Conectando-se:Conhecendo Deus Pessoalmente


O que é preciso para se iniciar um relacionamento com Deus? Esperar que um raio caia? Devotar-se a obras de caridades em diferentes religiões? Tornar-se uma pessoa melhor para ser aceita por Deus? NADA disso. Deus deixou muito claro na Bíblia como podemos conhecê-lo. Aqui estão Quatro Princípios que irão explicar como você pode iniciar um relacionamento pessoal com Deus, agora mesmo...

Primeiro Princípio: Deus ama você e tem um plano maravilhoso para sua vida.Deus criou você. Não é só isto, Ele te ama tanto que quer que você passe a eternidade com Ele. Jesus disse, "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João3:16).Jesus veio para que cada um de nós pudéssemos conhecer e entender Deus de um modo pessoal. Jesus, somente, pode trazer significado e propósito para a sua vida.
O que nos impede de conhecermos a Deus? ...

Segundo Princípio: Todos nós somos pecadores e estamos separados de Deus; por isso não podemos conhecer nem experimentar o amor e o plano de Deus para nossa vida.O fato é, nós precisamos de Jesus. A Bíblia diz, "...pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus" (Romanos 3:23). Embora Deus deseje ter um relacionamento conosco, nós naturalmente queremos fazer as coisas do nosso jeito.Na realidade, nossa atitude pode ser de uma rebelião ativa ou indiferença passiva em relação a Deus, mas é tudo evidência do que a Bíblia chama de pecado. A Bíblia nos diz que "Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho" (Isaias 53:6).O resultado do pecado nas nossas vidas é a morte--separação espiritual de Deus (Romanos 6:23). Mesmo que tentemos alcançar a Deus por nossos próprios esforços, nós inevitavelmente falhamos.Este diagrama mostra um grande abismo que existe entre nós e Deus. As setas ilustram que nós podemos tentar alcançar a Deus através dos nossos próprios esforços. Podemos tentar fazendo boas obras, ou ganhar a aceitação de Deus através de uma vida santa ou de filosofias morais, mas nossas boas ações são insuficientes para cobrir os nossos pecados.
Como podemos atravessar este abismo?...

Terceiro Princípio: Jesus Cristo é a única solução de Deus para o nosso pecado. Por meio dele podemos conhecer e experimentar o amor e o plano de Deus para nossa vida.Jesus Cristo é a solução de Deus para o problema da imperfeição e maldade humana. Por causa da morte de Jesus na cruz, nossos pecados não têm que nos separar mais de Deus. No seu sofrimento e morte na cruz, Jesus pagou o preço por nossos pecados e, assim, ligou o abismo que existe entre nós e Deus. "Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus" (1Pedro 3:18).Em vez de tentar alcançar a Deus com nossos esforços, nós simplesmente precisamos confessar nossos pecados e aceitar a Jesus e seu sacrifício como o único caminho a Deus. Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim" (João 14:6). Ele também disse, "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente" (João 11:25-26).Mas Jesus não só morreu por nossos pecados como também ressuscitou dos mortos (1 Coríntios 15:3-6). Quando ele ressuscitou, ele provou, que sem dúvida, poderia verdadeiramente prometer a vida eterna -- que ele é o filho de Deus e o único meio pelo qual podemos conhecer a Deus. Ele disse, "Pois Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16).No entanto, somente conhecer os propósitos e planos de Deus não é o suficiente. Nós precisamos, por nossa própria escolha, aceitar a Jesus Cristo como pagamento dos nossos pecados e convidá-lo a entrar em nossa vida.
Não é suficiente conhecer estes três princípios...

Quarto Princípio: Precisamos receber a Jesus Cristo como Salvador e Senhor, por meio de um convite pessoal. Só então poderemos conhecer e experimentar o amor e o plano de Deus para nossa vida.A Bíblia diz, "Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus"(João 1:12).Nós aceitamos a Jesus pela fé. A Bíblia diz, "Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie" (Efésios 2:8, 9).Aceitar Jesus significa acreditar que Jesus é o Filho de Deus, acreditar que ele é quem disse ser, e então convidá-lo a guiar e direcionar nossas vidas e a nos transformar em novas pessoas. (João 3:1-8).Jesus disse, "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei" (Apocalipse 3:20).Como você responderá a este convite de Deus? O que você fará com as declarações que Jesus fez?Considere os dois círculos.

Vida controlada pelo Eu

"Eu" está no trono da vida.
Jesus está fora da vida.

Interesses são controlados pelo
"Eu", quase sempre resultando em frustação.

Vida controlada por Cristo


Jesus está na vida e no trono da vida.

"Eu" está se rendendo a Jesus.

Interesses são controlados por Jesus, resultando em harmonia com Deus.
Qual círculo representa melhor a sua vida ?
Qual círculo você gostaria que representasse a sua vida?

Começar um relacionamento com Jesus...
Você pode receber a Cristo agora. Lembre-se que Jesus disse: "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei" (Apocalipse 3:20).Você gostaria de aceitar a este convite? Aqui está como você pode responder.As palavras que você usa para se comprometer com Deus não são importantes. Ele conhece as intenções do seu coração. Se você não sabe o que orar, estas palavras podem ajudar você:

"Jesus, eu quero conhecer você. Eu quero que você entre na minha vida. Obrigado por ter morrido na cruz pelos meus pecados para que eu pudesse ser totalmente aceito por você. Somente você pode me dar força para mudar e me tornar a pessoa que você quer que eu seja. Obrigada por perdoar os meus pecados e por me dar a vida eterna com Deus. Eu lhe dou a minha vida. Por favor, faça com ela o que você deseja. Amém."
Se você sinceramente pediu para Jesus entrar em sua vida agora, então ele entrou na sua vida como prometeu. Você iniciou um relacionamento pessoal com Deus.O que vem a seguir é uma longa jornada de mudança e crescimento enquanto você conhece melhor a Deus, lendo a Bíblia, orando e interagindo com outros Cristãos, durante toda a sua vida.
crisdecristoblogspotcom-cris.blogspot.com

O que diz a Bíblia sobre o Dinheiro?

De donde vêm as bençãos materais? A Bíblia diz em Deuterenómio 8:18 “Antes te lembrarás do Senhor teu Deus, porque ele é o que te dá força para adquirires riquezas; a fim de confirmar o seu pacto, que jurou a teus pais, como hoje se vê.” É possível que o dinheiro nos faça esquecer coisas mais importantes? As riquezas podem -se tornar o centro da nossa vida e tomar o lugar de Deus. A Bíblia diz em Jeremias 9:23-24 “Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em entender, e em me conhecer, que eu sou o Senhor, que faço benevolência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor.” O dinheiro pode dar-nos atitudes erradas sobre as coisas materiais. A Bíblia diz em Lucas 12:15 “E disse ao povo: Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça; porque a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui.” Não é sábio que o sucesso financeiro seja uma prioridade na nossa vida. A Bíblia diz em Mateus 6:24 “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.” 1 Timóteo 6:9 “Mas os que querem tornar-se ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, as quais submergem os homens na ruína e na perdição.” Ainda que não seja impossível, é difícil que os ricos entrem no Reino de Deus. A Bíblia diz em Marcos 10:23-25 “Então Jesus, olhando em redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! E os discípulos se maravilharam destas suas palavras; mas Jesus, tornando a falar, disse-lhes: Filhos, quão difícil é [para os que confiam nas riquezas] entrar no reino de Deus! É mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus.” O amor ao dinheiro é a raíz de muitos males. A Bíblia diz em 1 Timóteo 6:10 “Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.” O contentamento não depende da quantidade de dinheiro ou possesôes materiais. A Bíblia diz em Filipenses 4:12-13 “Sei passar falta, e sei também ter abundância; em toda maneira e em todas as coisas estou experimentado, tanto em ter fartura, como em passar fome; tanto em ter abundância, como em padecer necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece.” Onde investimos o nosso dinheiro, aí estará o nosso coração. A Bíblia diz em Mateus 6:21 “Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração.”
Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
Salmos 23:2,3

Não pergunteis, pois, que haveis de comer, ou que haveis de beber, e não andeis inquietos. Porque as nações do mundo buscam todas essas coisas; mas vosso Pai sabe que precisais delas.
Lucas 12:29,30

quarta-feira, 27 de outubro de 2010


Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel. Hebreus 10:23

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

sábado, 23 de outubro de 2010

Coragem: o segredo para uma vida vitoriosa

Quando um ser humano perde dinheiro, perdeu muito; quando perde um amigo, perdeu mais; mas, quando perde a coragem, perdeu tudo!Para ter êxito na vida, o ser humano necessita desenvolver qualidades e atitudes especiais. Uma pessoa que confia que Deus está no controle de seu viver desempenha bem qualquer tarefa designada pelo Senhor. Ela possui em alto grau a combatividade, que lhe confere resistência, coragem e determinação para romper barreiras que dificultem suas conquistas; irradia esperança, alegria e bom humor, contagiando aqueles com os quais convive. Quem busca uma vida bem-sucedida segundo os princípios divinos mantém o equilíbrio, pois desenvolve o fruto do Espírito (Gl 5.22), está sempre pronto para ajudar e para dizer uma palavra amável, gestos apreciados pelos que o cercam. Essa pessoa não permite que pensamentos negativos penetrem sua mente, assim como o apóstolo Paulo aconselhou em Filipenses 4.8. Paulo entendia o segredo de uma vida positiva. A semente começava em sua mente. Portanto, tenha cuidado com o que povoa seus pensamentos. A atitude de uma pessoa frente às circunstâncias depende da maneira como ela as encara. É o que observamos em Provérbios 23.7: Assim como você pensa na sua alma, assim você é (adaptação da autora). Veja em você uma pessoa escolhida, amada, valorizada e chamada por Deus para cumprir Seu desígnio na terra. Não se deixe abater pelas adversidades. Os obstáculos devem motivá-lo a lutar e acreditar em sua vitória. Uma pessoa que crê em sua vitória tem no rosto um sorriso de otimismo. Seus lábios não pronunciam palavras de derrota. Em Provérbios 18.21 está escrito: A vida e a morte estão no poder das palavras (adaptação da autora). Que a sua boca seja um canal para profetizar as promessas de Deus. Quem confia no Senhor mantém o espírito tranquilo, animado, e não é egoísta. A confiança em Cristo reflete a determinação nos propósitos. Porém, há pessoas que não têm esperança. Consideram que a vida tem mais derrotas do que vitórias. Para elas, saúde é exceção, e doença é coisa normal. Pior, essas atitudes são repetidas dentro das famílias, e, infelizmente, algumas não querem mudanças. Desejam segurança espiritual, emocional, física e material, mas não lutam para conquistá-la. O ser humano deve compreender que o seu destino está em suas mãos. Independente de ter sido ou não o responsável pelas suas derrotas no passado, faça como o apóstolo Paulo: esqueça o passado, prossiga para o alvo (Fp 3.14 ? adaptação da autora). Seja persistente, corajoso, e tome decisões que o levem a uma vida melhor.Para se sentir realizado nas áreas espiritual, emocional, física e material, é fundamental ter coragem para dizer não à mentira, à inveja, ao egoísmo, à preguiça, ao desânimo, à incredulidade, à falsidade, à falta de perdão, à prostituição, ao adultério, ao legalismo, ao mau exemplo, ao ciúme; coragem para admitir erros, aceitar críticas construtivas e adotar novos métodos de conduzir a vida, desfazendo-se de hábitos nocivos. É preciso ter coragem para aprender a relacionar-se e ser quem você é, não quem gostaria de ser. Seja uma pessoa corajosa. Deus não nos tem dado o espírito de covardia, mas de poder, amor e de equilíbrio (2 Tm 1.7 ? adaptação da autora).
Drª Elizete Malafaia – Psicóloga, terapeuta de família, formada em Teologia e coordenadora do Grupo de Terapeutas Cristãos

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

A imposição de limites a si mesmo é o caminho para o centro da vontade de Deus

Gostaria de trazer à memória o trecho do versículo 28 do capítulo 25 do Livro de Provérbios, que diz o seguinte: “Como a cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não pode conter o seu espírito”.
A comparação entre a cidade sem muros e o homem que não controla o próprio espírito se dá pela falta de limites. Na época em que o texto bíblico foi escrito, uma cidade que não fosse cercada por muros era totalmente vulnerável. Os muros tinham a função de guardar e, por meio do controle de quem entrava e saía de sua extensão, trazer segurança. Por isso, tanto quanto uma cidade sem muros, um homem sem limites encontra-se desprotegido.
A falta de limites é comum nos nossos dias, não apenas no sentido dos “exageros” a que uma pessoa se possa permitir, mas no sentido literal da palavra, em que ela ultrapassa o limite do espaço do próximo e, em função do desrespeito e (muitas vezes) da agressividade, expõe e torna vulnerável a individualidade do outro.
Há que se mudar. É necessário que se compreenda que somente o autocontrole e a “contenção do espírito”, são capazes de trazer o discernimento do certo e do errado, do que é bom e do que é decididamente ruim.
É somente em face da aquietação interior que Deus pode derramar do seu próprio Espírito e, assim, conduzi-lo a uma vida de harmonia para com os que o cercam, o que, por fim, o leva cada vez mais ao centro da vontade do Altíssimo.
Alguém que impõe restrições a si próprio, de fato, está-se deixando edificar por balizas que lhe podem proporcionar a verdadeira qualidade de vida. E é exatamente isso que Deus reserva para os que amam a sua palavra, que amam o seu santo nome.
Fique na paz,
Ap. Rina

O que diz a Bíblia sobre a Amabilidade?

Ser amável com aqueles que não merecem é imitar o carácter de Deus. A Bíblia diz em Lucas 6:35 “Amai, porém a vossos inimigos, fazei bem e emprestai, nunca desanimado; e grande será a vossa recompensa, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os integrantes e maus.” Amabilidade genuína é a nossa resposta ao amor de Deus. A Bíblia diz em Romanos 12:14 “Abençoai aos que vos perseguem; abençoai, e não amaldiçoeis.” Amabilidade é uma das características dos filhos de Deus. A Bíblia diz em Colossenses 3:12 “Revestí-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de coração compassivo, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade.”

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

sábado, 16 de outubro de 2010

Seja uma boa observadora

Se não fosse a observação atenta de uma menina de dez anos, o número de vítimas dos tsunamis que devastaram o sudeste da Ásia, em 26 de dezembro de 2004, teria sido maior.Tilly era uma turista inglesa que passava as férias na Tailândia com os seus pais. No dia da catástrofe, ela percebeu o recuo das águas do mar na praia, e previu que uma tragédia estava prestes a acontecer. Imediatamente, a menina convenceu alguns turistas a se retirarem do local antes de as ondas gigantescas chegarem à costa, e assim conseguiu salvar mais de cem pessoas naquele dia.Mais tarde, ao responder as perguntas dos repórteres sobre como conseguiu prever aquele tsunami, ela afirmou: “Eu simplesmente lembrei o que havia aprendido na aula sobre terremotos alguns dias antes”. Tenha você também a mesma sensibilidade de Tilly. Observe sempre os pequenos detalhes da vida e ponha em prática os ensinamentos das Sagradas Escrituras para proteger o seu lar das investidas satânicas. Mantenha sempre um relacionamento estável com o seu esposo e os seus filhos. Ore neste dia ao Senhor, pedindo-lhe mais discernimento espiritual, sabedoria e graça para evitar as catástrofes que têm destruído muitos lares.
Elizete Malafaia

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O que diz a Bíblia sobre a Confusão?

Quando estiver confuso, peça a Deus que lhe guie. A Bíblia diz em Provérbios 2:1-8 “Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e entesourares contigo os meus mandamentos, para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido, e para inclinares o teu coração ao entendimento; sim, se clamares por discernimento, e por entendimento alçares a tua voz; se o buscares como a prata e o procurares como a tesouros escondidos; então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus. Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca procedem o conhecimento e o entendimento; ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; e escudo para os que caminham em integridade, guardando-lhes as veredas da justiça, e preservando o caminho dos seus santos.” Sem duvidar, peça a Deus que lhe ajude a esclarecer as coisas. A Bíblia diz em Tiago 1:5-8 “Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, não duvidando; pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa, homem vacilante que é, e inconstante em todos os seus caminhos.” Se está confuso sobre o próximo passo a dar na vida, Deus lhe ajudará. A Bíblia diz em Salmos 32:8-9 “Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; aconselhar-te-ei, tendo-te sob a minha vista. Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio; de outra forma não se sujeitarão.” Quando estiver confuso, não confie em si mesmo. A Bíblia diz em Provérbios 3:5-8 “Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal. Isso será saúde para a tua carne; e refrigério para os teus ossos.”

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Wallpaper


Clique na imagem para ampliar

sábado, 9 de outubro de 2010

Cultive uma boa auto-estima
Ter auto-estima é saber valorizar a si mesmo como uma pessoa importante; é ter amor-próprio. A auto-estima funciona como o “sistema imunológico da consciência”, pois quem possui uma auto-estima elevada tem mais resistência às intempéries, força de vontade e capacidade para ultrapassar os obstáculos e recomeçar após frustrações e fracassos. Contudo, quando a auto-estima está baixa, a resistência da pessoa diante das adversidades da vida diminui. Ela passa a ser mais influenciada pelo desejo de evitar a dor do que de vivenciar o prazer; e os fatores negativos de sua vida têm mais poder sobre ela do que os positivos. A auto-estima é aprendida no seio da família, por meio do amor, da admiração mútua e dos limites que os pais impõem aos filhos para protegê-los de ameaças externas e ensinar-lhes a ser responsáveis, a família não terá uma boa estrutura, não cultivará bons hábitos, não terá uma boa auto-imagem e auto-estima, e não será feliz. Os estudiosos do desenvolvimento infantil afirmam que, se uma criança é tratada com amor e respeito, internaliza-os e trata os outros da mesma maneira. Porém, se ela for desprezada e desrespeitada, poderá abrigar sentimentos de medo e ódio por si mesma, e terá problemas relacionais. Se os pais não elogiam os filhos por aquilo que tem de bom nem se preocupam em saber por onde andam e o que estão fazendo, sentimentos de rejeição vão enraizar-se no coração deles, fazendo com que tenham pensamentos negativos do tipo: “Não sou importante para a minha família, pois meus pais não perguntam por mim nem se preocupam em saber como estou e o que estou fazendo”. Evite que isto aconteça com seus filhos. Diga que os ama, elogie-os, incentive-os, mantenha o diálogo entre vocês, estabeleça regras claras e distribua tarefas dentro de casa. O pai, a mãe e os filhos têm, respectivamente, os seus valores e as suas funções a ser desenvolvidas dentro do lar, para que a convivência seja amistosa e feliz, todos tenham uma boa auto-estima e desenvolvam-se plenamente como seres humanos.
Texto extraído da Bíblia com orientações de saúde física, emocional e espiritual.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010


O que diz a Bíblia sobre o Casamento?

O Que ensina a Bíblia sobre o casamento? O casamento é uma ligação permanente e dedicada entre um homen e uma mulher. A Bíblia diz em Mateus 19:5-6 “Deus ordenou: Por isso deixará o homem pai e mãe, e unir-se-á a sua mulher; e serão os dois uma só carne. Assim já não são mais dois, mas um só carne. Portanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem.” Como devem os maridos tratar as suas esposas? A Bíblia diz em Efésios 5:25-28 “Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra, para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.” Os maridos devem tratar as suas esposas com respeito e honra. A Bíblia diz em 1 Pedro 3:7 “Igualmente vós, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida, para que não sejam impedidas as vossas orações.” Como devem as mulheres tratar os seus maridos? A Bíblia diz em Efésios 5:22-24 “Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo. Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos.” Significa isto que a mulher deve ser a única a submeter-se? Não! Num casamento ambos se submetem. A Bíblia diz em Efésios 5:21 “Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.” Que conselho Bíblico proíbe o abuso físico e verbal? A Bíblia diz em Colossenses 3:19 “19Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não as trateis asperamente.” Para ter um bom casamento, resolvam as vossas diferências imediatamente. A Bíblia diz em Efésios 4:26 “Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.” Faça com que a relação esteja sempre a melhorar no sentido de unidade e de entendimento da parte um do outro. A Bíblia diz em Efésios 4:2-3 “Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, procurando diligentemente guardar a unidade do Espírito no vínculo da paz.” Que perspectiva deve ter a sociedade sobre o casamento? A Bíblia diz em Hebreus 13:4 “Honrado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; pois aos devassos e adúlteros, Deus os julgará.” Que mandamentos deu Deus para proteger o casamento? O séptimo e o décimo mandamento. A Bíblia diz em Êxodo 20:14, 17 “Não adulterarás. … Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.” Qual é a única razão válida que Jesus deu que permite o divórcio? A Bíblia diz em Mateus 5:32 “Eu, porém, vos digo que todo aquele que repudia sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, a faz adúltera; e quem casar com a repudiada, comete adultério.” Quanto tempo deve durar o casamento? A Bíblia diz em Romanos 7:2 “Porque a mulher casada está ligada pela lei a seu marido enquanto ele viver; mas, se ele morrer, ela está livre da lei do marido.” Que instrucções dá a Bíblia sobre com quem nos devemos casar? A Bíblia diz em 2 Coríntios 6:14 “Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? ou que comunhão tem a luz com as trevas? “ O romance e o sexo recebem as bençãos de Deus quando usados dentro do casamento. A Bíblia diz em Provérbios 5:18-19 “Seja bendito o teu manancial; e regozija-te na mulher da tua mocidade. Como corça amorosa, e graciosa cabra montesa saciem-te os seus seios em todo o tempo; e pelo seu amor sê encantado perpetuamente.”

sábado, 2 de outubro de 2010

Dicas de saúde espiritual

Liberte-se do passado“Sou eu, eu mesmo, aquele que apaga suas transgressões, por amor de mim, e que não se lembra mais dos seus pecados”. (Isaías 43.25)Muitas pessoas (mesmo algumas que aceitaram a Cristo) costumam ficar presas ao seu passado, aquilo que aconteceu de ruim na vida delas e deixam que essas memórias dolorosas abalem sua fé e sua confiança em Deus e a esperança em um futuro melhor. Assim, elas não mudam seus antigos hábitos e sua mentalidade, e acabam repetindo aquilo que menos gostariam de repetir. Talvez elas não tenham realmente compreendido que, se estão em Cristo, são novas criaturas, tudo se fez novo (2 Co 5.17), e o seu futuro está intacto, porque Deus não apenas as perdoou, Ele esqueceu todos os pecados delas (Miquéias 7.19), pois o sangue de Cristo tem o poder de apagar toda mancha causada pelas iniqüidades que praticamos em nossa vida pregressa, como se jamais tivéssemos errado (1 Jo 1.7). O Evangelho traz realmente novidade de vida! Mas é preciso tomar posse dessa promessa e viver de acordo com ela.