quinta-feira, 31 de março de 2011

Purificação mais profunda

Recebemos o seguinte comentário de um missionário na África: "Como missionário na África Ocidental há anos, tive a oportunidade de ouvir testemunhos de uma colega missionária que fazia a tradução da Bíblia para a língua do povo Bijagós. Ao chegar no texto de 1Jo 1.7 - o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado - e, ao traduzir especificamente a palavra "purifica" ela verificou que esta palavra na tribo não tinha somente o sentido de tornar limpo, como se uma água houvesse limpado algo, mas para a etnia, o sentido é de raspar, ou seja, como se fosse passar uma lixa para arrancar toda a nódoa. Assim, ao pregarmos sobre Cristo Jesus, lhes afirmamos que este precioso sangue do Salvador não só tem o poder de limpar, mas muito mais que isto, ele tem a autoridade para raspar toda a iniqüidade do coração e vida do homem. Quando Deus age em nós, Ele não se limita a acalmar nossa consciência, nem a nos livrar de sentimento de culpa. Seu objetivo é restaurar o homem à condição para a qual foi criado: ser uma criatura pura, de coração perfeito, que anda em paz, unidade e em amor com o seu Criador. É o ponto inicial da restauração de tudo aquilo que o pecado um dia estragou. Senhor, nos entregamos em tuas mãos bondosas para que tu possas lixar, raspar, lavar tudo aquilo que impede que a obra de Cristo se complete em nós.

Queremos ver tua vontade se cumprindo, Senhor. Amém".

André Luiz de Carvalho, Bissau, África


Clique na imagem para ampliar

Perseguição

I SAMUEL 15:28

Nossa vida diária é tão corrida que muitas vezes nos esquecemos de como foi o inicio da nossa caminhada cristã. Deus usa pessoas para mostrar nosso futuro com Deus. Ele está levantando pessoas para ganharem essa geração para Ele. Mas, nessa caminhada haverá muita perseguição e Deus nos ensina que não devemos parar para nos justificar, para se defender, ele quer que trabalhemos e pelos nossos frutos seremos reconhecidos.
Quando Deus te designa para uma missão, esteja certo de que essa missão vai se cumprir, mas com perseguição.
Uma das melhores fases na caminhada cristã acontece quando descobrimos que Deus tem planos para nossa vida, Ele nos mostra o que tem reservado para nosso futuro. Nas piores fases você descobre que essa chamada inclui terríveis perseguições.Você vai ser perseguido, mas vai chegar lá porque ninguém pára a obra de Deus na sua vida. E assim foi com Davi.
Naquela época, Saul reinava sobre Israel, mas foi rejeitado por Deus porque foi rebelde. Podemos tirar uma grande lição referente a esse fato, pois Saul não era um qualquer, não era um homem que viva em pecado e que desconfiava de Deus, ele havia sido escolhido por Deus.
E como Saul, você pode ter sido chamado, ungido, consagrado, ter recebido palavras proféticas, mas se ainda assim você for rebelde e rejeitar a Palavra de Deus, corre o sério risco de ser rejeitado por Deus e ser substituído.
Deus se arrependeu de ter escolhido Saul.
Deus não vai deixar de te amar, mas Ele não vai correr o risco de ver os planos Dele comprometidos por causa dos seus pecados.
Sobre Saul havia uma unção divina, mas a sua rebeldia o desqualificou para a sua chamada e para seu ministério.
I Samuel 16: 12 - 13Davi foi escolhido por Deus para reinar em Israel, foi ungido rei, mas só reinou 40 anos depois.
Existem pessoas que se aproximando do altar, conseguiram ver um filme do seu futuro, viu que Deus tem coisas grandes, que os sonhos de Deus são maiores do que os seus e descobrem que Deus vai te colocar em uma posição de honra e imaginam que tudo será maravilhoso.
A vida de Davi de quando ele foi ungido rei e até quando ele foi coroado rei, foi cheia de perseguições. As perseguições de Davi começaram dentro da sua própria família.
Muitos de nós sofremos grandes perseguições dentro da própria casa, e Jesus disse isso quando declara que Ele não veio para trazer paz, mas para trazer espada.(Mateus 10:34)Saul começou a desenvolver um sentimento de raiva por Davi.
E a partir daí, a vida de Davi começou a ficar turbulenta, pois Saul começou a persegui-lo. Quanto mais Deus abençoava Davi, mas Saul se irritava, mas o perseguia. Saul queria matar Davi de qualquer jeito.
Saul aqui é a tipificação de Satanás porque esse vendo a unção que Deus está derramando sobre a sua vida, percebendo um mover, tem tentado de tudo e vai continuar tentando fazer de tudo para te paralisar. Porque Deus permite que sejamos perseguidos? Somos perseguidos para que possamos crescer. Perseguição, nesse caso, significa crescimento.
Um cristão legítimo é perseguido. Sempre antes de Deus derramar um avivamento, permite que sejamos perseguidos para nos purificar.
E todo aquele que, por Jesus, for perseguido sem ter brecha, vai ser vitorioso.
Deus quer saber quem é cristão de verdade e esses estarão preparados para receber o que Deus tem a derramar no Brasil. Deus quer nos preparar.
Em 2007, vem a perseguição sobre a Igreja.
O Senhor Jesus derrama sobre nós uma unção para enfrentar pelo Seu nome todas as perseguições. E para você? Você vai com Jesus até morrer? Somos perseguidos, mas somos vitoriosos.Davi nos ensina a reagir a todas essas situações e a chave é discernir o que é espiritual. Davi não lutou com armas carnais, ele teve chances de matar Saul, porque ele sabia que não podia tocar em um ungido de Deus. Davi era um homem que se regia pelas leis do reino dos céus. A parte dele era esperar e a nossa parte também é esperar.Estamos em uma batalha que já está ganha e estamos do lado de quem já venceu. Por pior que foi a perseguição, o plano de Deus não foi mudado, paralisado, os planos de Deus sempre acontecem.Você foi chamado para reinar.
Ninguém vai te impedir de ser coroado quando chegar nos céus, ninguém muda o que Deus escreveu sobre você.
O que Deus determinou sobre a sua vida vai se cumprir com levante ou sem levante. Todos os planos de Deus vão se cumprir.
Deus abençoe.

Ap. Rina

quarta-feira, 30 de março de 2011


Deus soberano

SALMO 97.1-12

Reina o Senhor. Regozije-se a terra, alegrem-se as muitas ilhas. (Sl 97.1.)

O Senhor fez todas as coisas com sabedoria,
E em todas as suas obras, não há monotonia.
Animais, plantas, todos em suave sinfonia
Adoram o Criador!
Ao que do Universo é Senhor,
Da vida é o Autor.

E, conforme o seu dispor,
Move a engrenagem da história.
O bem sempre tem vitória.
Mesmo que, aparentemente,
O mal sorrateiramente
Pareça estar ganhando.
Deixe o tempo ir passando,
Os fatos vá acompanhando,
E verá o bem triunfando.

O Senhor é soberano:
Nada frustra os seus planos!
E no passar dos anos,
Tudo vai se completando,
Vidas vão se transformando
Pelo seu grande poder.
Tudo ele pode fazer
E para o seu reino nos chama.
A nós, de barro formados,
Por ele, com amor, criados
Na cruz nos faz filhos seus,
Pois com muito amor nos ama.
“Vinde a mim!” Jesus exclama.

Há um capítulo na Bíblia (Dn 4) que foi escrito pelo rei Nabucodonosorda Babilônia. É o testemunho do seu encontro com Deus, escrito em todas as línguas dos povos que estavam sob o domínio de seu reinado. Seu caráter orgulhoso foi mudado por uma experiência incomum. Nabucodonosor perdeu a sanidade mental e, durante sete anos, agiu como animal, desnudo, comendo apenas ervas como os bois. Suas unhas cresceram como as das aves, seu corpo foi molhado pelo orvalho, até que lhe voltou o entendimento. Então ele levantou os olhos aos céus e deu glórias ao Deus eterno. Ele compreendeu a soberania do Senhor e disse: Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, exalto e glorifico ao Rei dos céus, porque todas as suas obras são verdadeiras, e os seus caminhos, justos, e pode humilhar aos que andam nasoberba. (Dn 4.37.)
Pai amado, tu és a nossa alegria e canção. Em ti está o nosso coração e nossos sonhos mais diletos. Muito obrigado por tão grande honra que nos dás: a de participarmos das festas celestiais e vivermos para sempre em tua presença. Ajuda-nos acontar aos outros essa boa-nova. Amém.
por Amilton Menezes
1. A mulher sábia edifica a sua casa. A insensata derruba a casa com as próprias mãos.

2. Força e dignidade são os vestidos da mulher sábia. Já a néscia orna-se a moda das prostitutas; é astuta de coração.

3. A mulher sábia abre a sua boca com sabedoria, e o ensino da benevolência está na sua língua. A mulher tola é abrasadora; é insensata e suas palavras são sedutoras, não conhece o pudor.

4. A mulher sábia, mesmo ainda escuro, se levanta e dá mantimento a sua casa. Já a néscia é turbulenta e obstinada; não param em casa os seus pés. Ou está nas ruas ou nas praças espreitando por todos os cantos.

5. A mulher sábia, segundo o sábio bíblico, busca lã e linho e trabalha de boa vontade com as mãos. Já a insensata senta-se à porta de sua casa ou numa cadeira nas alturas da cidade, chamando aos que seguem direito o seu caminho.

6. A mulher sábia procede virtuosamente. A néscia, vergonhosamente.

7. O coração do marido da mulher sábia confia nela enquanto o da néscia enfurece-se de ciúmes. (As definições são do sábio escritor bíblico e rei de Israel, Salomão)

terça-feira, 29 de março de 2011

Será que Deus já não respondeu?


Pedro, é preso para ser executado depois da Páscoa. Chamam a atenção a segurança reforçada e os detalhes do encarceramento e libertação do apóstolo. Quatro escoltas. Duas cadeias. Acorrentado entre dois soldados. E, no meio da noite um anjo do Senhor efetua um resgate cinematográfico. Para Pedro parecia uma visão, um sonho. Porém, não há suspense. Com tranqüilidade absoluta Pedro calça as sandálias e veste a capa. E lá vão os dois! Os cadeados caem. Os portões de ferro se abrem automaticamente. Da mesma forma se fecham. Ambos seguem pela rua deserta, àquela hora. De repente, Pedro está só. E livre! “Considerando ele a sua situação”, resolve ir à casa de Maria, mãe do evangelista João Marcos. Lá, como em outros lugares, estavam em oração e vigília pela libertação dele. Pedro bate no alpendre. A empregada, Rode, vai ver quem é. A surpresa ao reconhecer a voz de Pedro deixa-a “tão alegre” que volta apressada para dentro, ficando fora de casa a resposta da oração de todos. “Estás louca”, dizem os intercessores à Rode. Ela, porém, continua insistindo. “É ele, sim. É a voz dele!”. “Não é ele! Você viu o anjo dele!”, argumentam. Enquanto isso, lá fora, Pedro continua batendo. Finalmente, todos vão para a rua e constatam “atônitos” que não precisam orar mais. Deus já respondeu. Pedro está livre. O desfecho, nos versos seguintes, também é surpreendente. Para os guardas e para Herodes. Porém, o que me chamou a atenção em todo esse relato é que, quase dois mil anos depois, continuamos agindo da mesma forma, tantas vezes! Há uma necessidade urgente, um pedido, uma angústia e nos dedicamos a oração. Não é assim? Reuniões, correntes, vigílias, jejuns, etc. A falta de fé, porém, ainda continua afetando e, em alguns casos, até “atrapalhando” a comunicação de Deus. A resposta está ali prontinha, quantas vezes, diante de nós. Antes mesmo até de pedirmos. De olhos arregalados, porém, demoramos em reconhecer e receber a bênção. Está você vivendo um drama familiar e tem orado insistentemente por uma solução? É um problema no seu emprego ou a falta dele? Deus é o maior interessado em ajudar você. Ore, peça, clame, mas também pare para ouvir o que Ele tem a dizer. Às vezes falamos (gritamos) tão alto que não conseguimos ouvir a voz mansa e suave do Senhor dizendo: “Já respondi, meu filho. Abra a porta! A resposta está ali, esperando por você”.


Novo Tempo/Amilton Menezes

segunda-feira, 28 de março de 2011

Revista Fiel


Clique para ampliar a imagem

Jesus no meu barco.

Mateus 14:22-27
Jesus havia acabado de operar um milagre. Enquanto esteve na terra, Ele realizou muitos milagres: curou, libertou, o paralítico andou, o cego enxergou... Ele também tinha o dom de maravilha. Jesus enviou os discípulos num barco. O mundo inteiro gostaria de estar no lugar deles. Estavam felizes e contentes, relembrando o milagre que Jesus fez ao alimentar a multidão.
Opa!!! Não foi Jesus Cristo que enviou seus discípulos? Ele enviou seus discípulos para uma tempestade? Sim. Ele preparou uma experiência diferente para eles. Foi Jesus quem permitiu que o vento soprasse. Se Jesus te enviou, Ele não vai deixar seu barquinho afundar, mesmo que você seja marinheiro de primeira viagem.
Deus te envia e o mar está calmo, depois começa a ficar turbulento. Tudo está calmo até que chega uma notícia, um fato, uma conversa. Aí o vento calmo vira uma tempestade. Aquela confiança que você tinha no Senhor fica abalada e sua vida começa a balançar como um barco.
Onde estava Jesus Cristo nessa hora? No momento em que os seus discípulos mais precisavam dele? Essa é a hora que você começa a duvidar de Deus.
Não seja um "cristão 333", ou seja, meio besta!
Tem hora que nós procuramos Jesus e não o achamos, parece que as nossas orações não estão sendo ouvidas e no nosso interior você se pergunta: por quê?
No versículo 23, Jesus estava orando enquanto eles estavam no barco. Ele estava intercedendo enquanto estavam no barco e, hoje, Ele continua intercedendo por nós à destra de Deus. Ele intercede enquanto estamos na tempestade.
O que podemos aprender com uma tempestade?
Nenhuma luta e nenhuma tempestade é sem propósito — Jesus está no controle. Ele tem propósito até nas tempestades. Jesus opera milagres, ama os pecadores, dá salvação pra nós, tem poder, provê tudo aquilo de que precisamos e tem as palavras de vida eterna. Nós o conhecemos assim.
Os discípulos o conheciam como mestre, só que eles não o conheciam na tempestade como nós o conhecemos. É muito fácil conhecer Jesus nos milagres, é fácil confiar em Jesus para a salvação, mas, e quando chega a tempestade?
Nós não conseguimos entender que aprendemos com as tempestades. Quando uma tempestade acontece na vida de alguém todo mundo acha que a pessoa já está em pecado e dizem: "Isso não é uma brecha, é uma avenida!
Isso é coisa do diabo! É retaliação!
"Os discípulos começaram a ver fantasmas. Isso acontece quando não confiamos em Deus nas tempestades. Se Deus tivesse de nos dar o que merecemos, nosso barco teria afundado faz tempo. Não conseguimos ver Jesus nas tempestades, só os fantasmas. Se nós temos fantasmas, vamos dar cabo deles!
A maior lição que Jesus ensinou aos discípulos foi tirá-los do ambiente dos milagres e colocá-los em um barquinho e agitar bastante para eles entenderem que Deus era com eles. Conserve o seu ânimo, mantenha-se fiel, seja perseverante por maior que sejam as ondas e os ventos — permaneça firme.
Jesus disse: tende bom ânimo, sou Eu! Não deixe nenhuma luta ou tempestade te enfraquecer, acabar com a tua fé, não tenha medo! Jesus é aquele que te pega pela mão e diz: não tema porque eu sou contigo por onde andares! A história da tua vida é minha! O barco não vai afundar, não pule dele!
No versículo 32 quando Jesus entrou no barco o vento cessou e os discípulos disseram: verdadeiramente esse é JESUS CRISTO!
Deixe Jesus tomar o leme do teu barco!
Deus abençoe

Ap. Rina

sexta-feira, 25 de março de 2011

Clique na imagem para ampliar

O convite

LUCAS 14.15-24

Certo homem deu uma grande ceia e convidou muitos. (Lc 14.16b.)

O grande rei manda preparar a ceia,
Festa majestosa, privilégio sem igual,
O convite é para mim, para você, creia!
Anjos ensaiam melodias de beleza tal
Que a infinita sala do banquete celestial
Se enche de alegria, de paz, de prazer.
E o rei vem ver se tudo já está pronto.
Os convidados manda trazer.

“Diga-lhes que conto
Com a presença de todos.
Ninguém deve faltar.
”Convidados de famílias nobres, com passado abençoado,
Recebem os servos do rei e mandam-lhe suas repostas:
Digam à sua majestade que, embora a mesa esteja posta,
Não dá para estarmos presentes, disso estamos cientes.
Que ele nos tenha por escusados.” Coitados!

Deixaram em segundo plano a maior prioridade.
Na verdade a festa do rei era para a sua grei,
Seus filhos, seu povo. Mas aquela geração,
De tão duro coração, rejeitou o maior convite.
Do banquete então se omite,
E nem sabe que vai para a condenação.
Mas o rei tem coração bondoso,
E manda pressuroso que os servos vão buscar
Cegos, coxos e aleijados, problemáticos, deprimidos e fracassados,
Para em sua casa entrarem, em sua mesa se assentarem.
E então participarem do banquete da salvação!
Oh, que comemoração! Saber que não somos dignos,
Mas o Senhor nos amou. O preço, Jesus pagou
Para nesta festa entrarmos. Para dela desfrutarmos
Não só naquele porvir, mas agora, ainda aqui.
Venha. Você pode vir.
O Mestre convida a ti.
Ainda há lugar, podes vir!

Pai celeste, não temos palavras para te agradecer por tua bondade. Que privilégio maravilhoso nos concedes, o de estarmos contigo na sala do banquete. Não somos dignos, mas Cristo nos comprou, nos lavou, nos deu novas vestes e nos trouxe para a grande festa. Obrigado, Senhor. Recebe nosso louvor. Amém.

www.lagoinha.com

quinta-feira, 24 de março de 2011

Deus está fazendo algo novo.

Muitas vezes escutamos a expressão: “Tem que acontecer algo novo, pois do jeito que está não dá mais”. Mas, hoje Deus diz que fará algo novo, que tem a ver com avivamento. Ele quer avivar Sua Igreja e esse tempo já chegou. Deus fez algo novo algumas vezes no cristianismo. Ele derramou o avivamento na Igreja, porém com período determinado de tempo. Segundo estudiosos, cada avivamento durou cerca de cinco anos, e, com o passar do tempo, houve um “apagão”. Ele nos fala de um novo tempo, em que o avivamento não vai se limitar a uma denominação ou a um homem. Será derramado o avivamento que vai abalar o planeta. Imagine o fogo de Deus por toda a Terra. Isso está preste a acontecer. Deus não quer nos dar um avivamento temporário, e sim, um genuíno.Vamos ver na Palavra de Deus o princípio que governa o genuíno avivamento. “Nem se deita vinho novo em odres velhos; do contrário se rebentam, derrama-se o vinho, e os odres se perdem; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam” - Mateus 9:17. Deus nos mostra que o novo só vem quando o velho se vai, pois quando o velho não serve mais, Ele levanta o novo para receber o vinho novo. Algumas passagens nos mostram o que acontece quando homens levantados por Deus começam a se preocupar com seus próprios interesses. Como em Siló, quando os filhos de Eli se corromperam e Deus se retirou do meio deles. Vendo esses fatos bíblicos, devemos nos perguntar: até onde a pessoa tem que ir para que a Glória do Senhor se retire dela? O povo de Deus falava coisas certas, mas fazia coisas erradas. Não houve no meio deles quem se humilhasse e se arrependesse. O coração deles não estava em Deus. Eles cultuavam por obrigação e suas obras se tornaram carnais. Todo avivamento é acompanhado de um ciclo, pois quando Deus fala em avivamento, o inimigo tenta imputar sentenças para impedi-lo. Mas hoje, Deus dá uma direção para todo o corpo. Grandes homens viveram grandes avivamentos. A glória de Deus passou porque líderes que começaram orando e jejuando, resolveram tomar o controle das mãos de Deus. Aquela paixão começa a se apagar e o ministério vira uma instituição humana com líderes que dependem de habilidades administrativas para ver a obra em funcionamento. Mas, a obra de Deus não vai parar. Quando o velho não serve mais, Ele coloca o novo no lugar.
A princípio, Jesus veio para os judeus, mas após uma visão dada a Pedro, o evangelho começa a ser pregado aos gentios, pois Deus não faz acepção de pessoas. A liderança do povo judeu não recebe Jesus como Messias, eles recusaram o vinho novo. As pessoas continuavam indo ao templo em Jerusalém, mas Deus não estava mais lá.
No Pentecostes, o Espírito Santo visita os apóstolos e Pedro funda a igreja primitiva, pois a obra de Deus não podia parar. Nos dias de Pedro, as pessoas morriam por Jesus e hoje Deus se pergunta o que houve com a semente pura que Ele plantou. A Igreja se degenera quando entra em idolatria. A idolatria nem sempre vem na forma como conhecemos, pois o maior ídolo não é o adultério ou álcool, mas sim a cobiça e o sucesso mundano. São pessoas com o Espírito Santo, mas que estabeleceram um ídolo de ambição e não querem abrir mão. Começam a aceitar ser medidas por padrões mundanos, não se importando se Deus esta aprovando ou não. E Deus olha tudo isso e diz: vocês se tornaram odres velhos!Você precisa estar onde Deus estiver te aprovando e não o mundo. “Pois, que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, e perder-se, ou prejudicar-se a si mesmo?” - Lucas 9:25. Deus está chamando o povo para receber o avivamento genuíno. Ele vai derramar sobre a Igreja o vinho novo. Deus hoje quer nos dar o algo novo.É tempo de abandonar a idolatria, pois existem ídolos que estão escondidos no nosso coração e nos impedem de receber o vinho novo. Deus tem feito coisas novas e estamos incluídos nisso. Não se corrompa para que o tempo de visitação não passe de ti. Seja um odre novo e receba o avivamento na sua vida!
Deus abençoe!
Ap. Rina

quarta-feira, 23 de março de 2011

O que diz a Bíblia sobre a Perseverança

A perseverança revela os crente genuínos. A Bíblia diz em Marcos 13:13 “E sereis odiados de todos por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até o fim, esse será salvo.” A perseverança revela fé genuína. A Bíblia diz em Hebreus 3:6 “Mas Cristo é como Filho sobre a casa de Deus; a qual casa somos nós, se tão-somente conservarmos firmes até o fim a nossa confiança e a glória da esperança.” Àqueles que perseveram, Deus promete-lhes victória. A Bíblia diz em Filipenses 3:13-14 “Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus.”

segunda-feira, 21 de março de 2011

Revista Fiel


Clique para ampliar a imagem

Como anda sua memória?

As lembranças constituem a nossa história ficam registradas na nossa memória. Provavelmente, a mais distante, são as da nossa infância. A primeira professora, nossos pais nos levando e deixando lá sozinhos.Qual é a sua memória mais antiga?
As memórias são importantes. Há coisas que nos marcam e que podemos nos lembrar como se fosse ontem.As lembranças nos influenciam muito ou pouco, pois são marcas que ficam. Geralmente, você se recorda de alguma coisa é porque aquilo foi realmente marcante e te trás uma recordação boa. Mas, o que nos marca muito mais é quando algo ruim aconteceu e insiste em ficar na nossa memória. Ficamos lembrando a todo o momento. São só acusações. Espiritualmente, também é assim.
Muitas vezes você está sendo acompanhado por um líder ou Pastor que ora por você, te dá conselhos, zela pela sua vida, mas em algum determinado momento, essa pessoa não pode lhe dar a devida atenção ou passou e não te cumprimentou. Isso já causa um pensamento em você de que a pessoa não está nem aí com seu problema.
Com Deus nós somos assim. Mudamos com facilidade de opinião. Se Ele tem te abençoado e você ora e Ele te responde, você fica grato. Contudo, se Ele age conforme a Sua divina vontade, esquecemos-nos com facilidade dos livramentos que temos todos os dias. E se Deus age no tempo certo e quando um pedido de oração tarda em se realizar, já acusa Deus de não estar do nosso lado.
Como podemos nos esquecer das coisas boas que Deus nos deu e só nos lembrarmos das coisas ruins que acontecem na nossa vida?
Em Êxodo 13:3-16, Moisés exorta o povo quanto as lembranças. Os judeus, até hoje, usam filactérios, para lembrar das leis. Levaram isso tão à sério, que andam com essas caixinhas na testa.
Lembrar dos livramentos é como mandamento.
Guarde e deixe fresco sempre na memória, porque quando as coisas ruins acontecerem, basta começar a se lembrar, para que isso comece a edificar a sua fé.
O povo na época de Moisés, foi o que mais sofreu. Foram as 10 pragas, saíram do Egito para o deserto de 40º graus, mas Deus cuidava deles, de dia os levava debaixo de uma nuvem que os guiava e de noite, uma coluna de fogo os guardava e os aquecia. Deparam com o mar vermelho, mas Deus tem cuidado com o povo que vinha sendo perseguido, e abre o mar para que o povo passasse a pés secos e os livrando das mãos do inimigo. Foi Deus intervindo e mudando o curso natural das coisas. Mas, o povo três dias depois, já se esquecia do milagre e acusavam Deus passar sede no deserto.
Você tem se lembrado dos livramentos que Deus te deu? Eles estão vivos na sua memória? Quantos milagres vc já tiveram? Será que você se lembra de cada um?
Se acharmos que Deus não operou nenhum milagre nas nossas vidas, basta parar para lembrar de onde Ele nos tirou! Você se lembra o livramento que Ele te deu, que você nem sabe?
Quantas vezes você pensou em desistir? Achou que não valia a pena percorrer o caminho com Deus. Deus responde as nossas orações.
Temos muitas lutas, mas quando vem o desânimo, Deus nos exorta a voltarmos e nos lembrarmos de onde Ele começou o nosso livramento. É isso que nos dá força.
Não dá para ignorar, desprezar, trair depois de tudo o que Deus nos deu.
Há lutas que são maiores do que nós e nos assustamos. São gigantes que não pensamos muitas vezes em nem enfrentar.
As coisas parecem que fogem do controle.
Davi passou duas vezes por dificuldades. Primeiro, enfrentou um urso e um leão. Deus deu a vitória e o gigante foi só mais um na sua lista. Ele se lembrou e se apropriou para que isso o fortificasse.
O que Deus te fez ontem serve para vencer as batalhas e nos fortificarmos a cada dia a nossa fé.
Neemias, na reconstrução dos muros, provou do que era uma vontade generalizada para desistir, mas não deixou se abater e se dispôs e a obra foi concluída (Ne 4: 14)Moisés também passou por batalhas e o povo estava com medo, mas ele não desistiu e encorajou o povo. Na vida estaremos ao ponto de não vermos chance de vitória e como o quadro pode ser revertido. Há algo que Deus quer realizar. Pessoas que precisam de milagre, vão ver isso acontecer. Profetize e mude de atitude. Erga os olhos e olhe para Ele, assim terá uma visão clara de que: “se Deus é por nós, que será contra nós?”Basta acreditar, confiar e receber do céu a força que Deus está nos dando.
Somos limitados fisicamente, mas é um novo ânimo, esperança e se perdermos isso, o nosso mundo acaba.
Tenha fé e esperança e alcance a vitória.
Deus não nos chamou para o fracasso, para a derrota.
Jesus morreu por nós, lembre-se disso, que é o maior milagre e livramento que Ele poderia fazer por nós!
Fica na paz,

Ap. Rina

domingo, 20 de março de 2011

Wallpaper


Clique para ampliar a imagem

sexta-feira, 18 de março de 2011

Novo dia

SALMO 95.1-11

Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o coração... (Sl 95.7b,8a.)

Deus nos reservou um tesouro contado,
Separado, contabilizado, fechado,
Que, como ouro formoso, precioso,
Nos foi entregue ao nascermos.
Ao crescermos, dali vamos tirando
E nos deliciando com cada jóia preparada.
Esse tesouro é a “vida” que nos foi confiada.
A vida que é o “tempo” aqui desfrutado,
Cada ano, cada mês, cada dia nos foram ofertados,
Cada minuto, cada segundo são tão valiosos!
Cada momento se eterniza e marca o viver
Nas escolhas, nas atitudes, nas façanhas e no prazer.
Quando erramos e falhamos,
Para o Senhor nós corremos e então nos arrependemos.
Dele o perdão recebemos
E de nossos pecados, ele não se lembra mais.
Mas após o perdão, ele nos dá um novo coração
E então, surge um “novo dia”.
Um dia de sol, com canto de rouxinol,
Pode ser de chuva, tempestade, geada ou neve
Dia esse, em que ninguém se atreve
A sair de casa, fica-se quietinho,
Aquecidinho nos braços do Pai;
Ouvindo a sua voz doce e carinhosa:
“Amanhã é novo dia: no jardim haverá rosas.
Confie em mim, até o último dia, sim?

Pai, este é o dia que me deste para viver. Não quero desperdiçá-lo. Não quero estar olhando apenas para mim e as minhas necessidades, mas ajuda-me a olhar para ti e a adorar-te; a olhar para o próximo, que está caído e ajudá-lo a levantar-se. Quero remir o tempo que me deste. Amém.

www.lagoinha.com

quinta-feira, 17 de março de 2011

Crescer dói!

Podemos nos sentir privilegiados por sermos brasileiros, apesar de ser um País considerado do 3º mundo e termos vários problemas, é a nossa pátria.
Precisamos nos orgulhar de termos nascido aqui. Temos que amar nossa pátria, pois cremos na transformação.
É impressionante vermos a satisfação dos jovens que servem com alegria as forças armadas de Israel. Para eles, é uma honra e não um pesar servir a sua pátria.
Hoje em dia, as nações estrangeiras vêem o Brasil como um local de corrupção e prostituição. Devemos cuidar e dizer não a essa condição e valorizarmos a nossa pátria.
É muito difícil encontrar quem declare esse grande amor pelo País, pois sempre temos a tendência de querer crescer fora dele. Mas, Deus usa com poder aquele que ama a sua pátria.
O Brasil se tornará uma nação amada quando Jesus for o Senhor.A Igreja tem a missão de ser luz e influenciar no Brasil e não só politicamente. Deus levanta a quem Ele quer em todas as áreas para isso.
Nossa esperança deve estar na explosão do evangelho no País. A grande preocupação é que a Igreja não esteja tendo qualidade no crescimento. Cresce, mas não produz mudança, a sociedade acaba não vendo e não sendo alcançada.
A Igreja brasileira ainda não exerce a influência que deveria.
Divisão, competição, interesses pessoais, falta de compromisso à verdade, retidão, integridade e escândalo. É dessa forma que a Igreja é vista. A Igreja cresce sim, mas com um retrato superficial, com mundanismo e falta de maturidade.Temos na Bíblia a dica de como crescer. Em Tiago 1:1-4 conta a história do povo que eram tentados à cair no pecado. Tinham uma forte tendência porque a raiz de tudo aquilo era a imaturidade.Somos provados e na provação existem os seus benefícios. Crescer dói, mas é para o nosso bem.
Quando Deus quer que nós cresçamos, Ele tira o que está te empatando de crescer espiritualmente. As provações fazem parte da formação da nossa vida.
O povo a quem foi destinada à carta de Tiago, vivia espalhado em Roma e era perseguido. Eram cidadãos dos céus, mas eram fugitivos, seus bens estavam sendo saqueados e se encontravam doentes. (Tiago 5:14). Amavam a Deus, mas estavam sofrendo.
A vida cristã é um campo de batalha, não procure os “porquês” e aprenda com os “o quês”.
Não estamos isentos de aflições, nós não somos poupados dos problemas, mas no problema somos provados.
O cristão passa por essas coisas e muitas outras porque precisa crescer e crescer dói. Somos seres humanos e estamos sujeitos. As nossas atitudes influenciam no nosso futuro.
Às vezes, as provas também são resultados de pecados, mas não é esse o assunto que queremos abordar.
Para cada cor de provação, existe uma cor da graça de Deus.
Vamos passar por várias provações, como diz a palavra “passar”, e não “ficar”. Está passando, está indo embora.
Se fizermos um panorama da nossa vida, vamos verificar quais as marcas das quais nos lembramos, são as do passado, e o futuro só Deus é quem sabe, a nossa parte é crermos.
A nossa fé é provada e depois disso produz perseverança.
Deus está no controle e reserva para nós bênçãos e provações.
Deus vem trabalhar no nosso caráter.
Fique firme com o Senhor. Queira crescer e amadurecer. Mesmo que seja doído!
Com o Senhor, vale a pena!
Fique com Deus,

Ap. Rina

quarta-feira, 16 de março de 2011

O que diz a Bíblia sobre o Perdão

Deus está esperando e está pronto a perdoar a qualquer que peça perdão. A Bíblia diz em Salmos 86:5 “Porque tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para com todos os que te invocam.” Em que se baseou Davi a sua esperança de perdão? A Bíblia diz em Salmos 51:1 “Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas tansgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.” Quão grande é a misericórdia de Deus? A Bíblia diz em Salmos 103:11-12 “Pois quanto o céu está elevado acima da terra, assim é grande a sua benignidade para com os que o temem. Quanto o oriente está longe do ocidente, tanto tem ele afastado de nós as nossas transgressões.” Que promete Deus aos que confessam os seus pecados? A Bíblia diz em 1 João 1:9 “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” [E é totalmente apropriado que Deus nos perdoe os pecados porque Cristo morreu para redimir os nossos pecados] Posso ser perdoado se estou ofendido com alguém? A Bíblia diz em Mateus 6:14-15 “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas.” Os que são perdoados, perdoam a outros. A Bíblia diz em Efésios 4:32 “Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.” O perdão genuíno não se lembra das ofensas. A Bíblia diz em Mateus 18:21-22 “Então Pedro, aproximando-se dele, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu hei de perdoar? Até sete? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete; mas até setenta vezes sete.” Quando recebemos o perdão não devemos continuar nos sentindo culpados. A Bíblia diz em Salmos 32:5 “Confessei-te o meu pecado, e a minha iniqüidade não encobri. Disse eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a culpa do meu pecado.” Através do perdão, Cristo provê salvação completa da penalidade do pecado. A Bíblia diz em Colossenses 2:13-14 “E a vós, quando estáveis mortos nos vossos delitos e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-nos todos os delitos; e havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz.” Se está precisando perdão, que deve fazer? Primeiro, reconhecer o seu pecado. A Bíblia diz em Salmos 51:2-4 “Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado. Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.” Segundo, pedir que o seu pecado seja perdoado. Deus diz que pode começar uma vida nova. A Bíblia diz em Salmos 51:7-12 “Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve. Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que se regozijem os ossos que esmagaste. Esconde o teu rosto dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades. Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável. Não me lances fora da tua presença, e não retire de mim o teu santo Espírito. Restitui-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.” Terceiro, acreditar que Deus lhe perdoou deveras e parar de se sentir culpado. A Bíblia diz em Salmos 32:1-6 “Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui a iniqüidade, e em cujo espírito não há dolo. Enquanto guardei silêncio, consumiram-se os meus ossos pelo meu bramido durante o dia todo. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado, e a minha iniqüidade não encobri. Disse eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a culpa do meu pecado. Pelo que todo aquele é piedoso ore a ti, a tempo de te poder achar; no trasbordar de muitas águas, estas e ele não chegarão.”

terça-feira, 15 de março de 2011

De todo coração

Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. (Cl 3.23-24.)

Certo rei estava construindo um novo palácio de inverno e queria decorá-lo da maneira mais suntuosa possível. Escolhera os melhores profissionais para executar seu sonho. Na sala do trono deveria haver um lindo tapete. O rei queria algo muitíssimo belo. Apresentaram-se ao monarca três gabaritados artesãos da tapeçaria. E, levando cada um deles um tapete como modelo de sua arte, a entrevista começou.

“Majestade, eu sou o melhor artesão do mundo. Não há ninguém que se compare comigo. Olhe o que eu faço; é o melhor que existe”, disse o primeiro. O segundo, ao desenrolar seu magnífico tapete, disse: “Majestade, este foi o tapete mais lindo que já fiz na minha vida. Ninguém conseguirá fazer outro igual.”

O terceiro também trouxera o seu, de beleza indescritível.“Majestade, recebe o meu presente. Fiz este tapete pensando em como valorizas as coisas belas. Empreguei toda a minha capacidade, mas sei que outro que eu fizer, sairá ainda melhor.”

O rei escolheu o último deles para ser o artesão da corte. Ele era excelente porque sabia que sempre poderia melhorar.

Jesus é o nosso modelo: Ele é a “perfeição”, o melhor de Deus. Temos muito que aprender com ele. Deixe que o Espírito Santo o capacite e o“aperfeiçoe” a cada dia, rumo à excelência e à “perfeição”.

Tudo Deus faz com excelência,
O que vejo e o que ainda há de vir.
As cores, o sol, as cores,
Pinta com graça, com arte,
Até mesmo o céu, quando a tarde
Anuncia que o sol vai dormir.
Ao meu Mestre eu quero servir
Com carinho, o melhor vou fazer,
Pois Jesus é quem vai receber!

Pai, quero dar-te o meu melhor, pois sei que tudo fazes com excelência para mim. Ensina-me a ser mais fiel e dedicado a ti. Amém.

www.lagoinha.com

segunda-feira, 14 de março de 2011

Revista Fiel


Clique para ampliar a imagem

Ondas do avivamento

Leia o livro de Neemias

Uma das grandes ênfases na Igreja nos últimos anos tem sido o despertar para o avivamento. Pessoalmente, consigo sentir que esse mover se aproxima. Sei que está perto e que a nossa geração está incluída nos planos de Deus para viver isso. Mas, porque esse avivamento é tão importante? O que é esse avivamento? Como ele acontece? Porque temos que desejá-lo?O avivamento é uma concentração da glória e da presença de Deus na Terra. A história nos mostra alguns momentos onde essa presença se manifestou e o tão buscado avivamento aconteceu. Um grande avivamento tem a capacidade de impactar e transformar, não apenas algumas vidas, mas sim bairros, cidades e uma nação. E esse é o projeto do Senhor nosso Deus para o Brasil! Se esse avivamento está por vir, por que é que esse avivamento ainda não aconteceu? O que está faltando? Quanto tempo ainda vamos ter que esperar para ver cegos enxergando, coxos andando e outros milagres? Para uma semente germinar precisa de luz, calor, água e condições adequadas. O histórico dos avivamentos conta que o fogo de Deus sempre desce onde encontra madeira seca pronta para ser queimada. O fogo só desce onde Ele encontra material inflamável, ou seja , Ele vem onde é desejado!Percebo que um ciclo que sempre tem acontecido: o povo de Deus começa a ser abençoado, se esfria, esquece de Deus e por causa desse afastamento torna-se escravo novamente. Daí quando se desespera, chora, clama, o Senhor manda o avivamento, transforma a condição, começa a abençoar... e quando está abençoado ...O desafio é se manter fiel a Deus e manter o desespero por Deus, independente da situação!Na trajetória do povo de Deus, vemos o momento que eles tinham sido libertos do cativeiro. Eles retomaram a sua cidade, reconstruíram o templo e as muralhas de Jerusalém. Nesse momento, começa uma reforma espiritual, pois o povo estava distante da vontade do Pai. Deus levantou alguns líderes que serviram como a voz de Deus, eram agentes de exortação (Esdras, Neemias, entre outros).
Em Neemias no capítulo 8, temos o registro de uma grande reunião no início do mês onde o povo de Deus começa a se reunir para ouvir a Deus. Todos os grandes avivamentos começaram com a Palavra de Deus. A leitura, a meditação na Palavra produz quebrantamento, arrependimento, sede e desejo da presença de Deus. Leva a uma reparação e o resultado disso é a restauração, no caso desse texto, a restauração de uma nação. No capitulo 9, diz que no dia 24 desse mês eles estavam terminando essa reunião, ou seja, foi um culto que durou 24 dias! Orando buscando a Deus, jejuando e mergulhando na revelação de Deus.
Algumas atitudes descritas nessa passagem de Neemias nos encorajam a buscar posicionamentos diferentes.
1. Quebrantamento. Temos dificuldades de lidar com o ego e começamos a achar que somos mais do que realmente somos. A proposta é: se dispam de si mesmos! Se despojem do orgulho e quebrante-se na presença do Senhor. Corra para os braços do Pai! Quebrantamento começa com coração contrito, espírito quebrantado e jejum e pano de saco! Siga o exemplo descrito em Neemias.
2. Confissão de pecados. O relacionamento com Deus ia bem, mas algo mudou, não o escuta a voz do Pai com a mesma freqüência; tem dificuldade para preparar pregação; não tem mais revelação do Senhor e, mesmo atuando na obra, está distante de Deus. Não foi de repente, foi pecando e acumulando pecados. Fique atendo: isso fere seu relacionamento com Deus. Você acha que está tudo bem, mas não está tudo bem. Aquele povo começa a confessar até o pecado que não fizeram! Eu não quero nada com o inferno, não quero ter nada oculto. Queremos receber seu perdão e começar do zero. Quem se quebranta confessa!
3. Meditação da Palavra e adoração. Quando você lê a Bíblia, ela começa a penetrar a tua alma, a discernir suas intenções e motivações. A Bíblia fala que Deus quer os adoradores em Espírito e em verdade, assim podemos entender que existem adoradores que adoram na carne e em mentira. Não seja um desses. Medite na Palavra do Senhor e faça da adoração uma prática diária. São importantes ferramentas para que o avivamento aconteça na sua vida.
Lembre-se, a onda do avivamento está chegando! A onda do Senhor nosso Deus vai invadir a Igreja, sua vida, a cidade, a nação! Não fique de fora dessa busca por mais de Deus!Medite na mensagem desse sermão na sua casa. Faça as anotações, tire suas dúvidas com o líder da sua célula e busque no Senhor as condições para que as ondas do avivamento estejam contigo.
Ap. Rina

domingo, 13 de março de 2011

Wallpaper


Clique na imagem para ampliar

sexta-feira, 11 de março de 2011

Dormindo no porão

1 JOÃO 1.5-10

Se confessarmos os nossos pecados, ele é ? el e justo para nos perdoar ospecados e nos puri? car de toda injustiça. (1Jo 1.9.)

Nós, do Pai celeste, somos criancinhas,
Filhinhos seus. Não há o que temer.
Não precisa sofrer. É só o Pai ver,Segurar sua mão. Ouvir a sua voz
No conflito atroz, dar-lhe o coração,

E ouvir-lhe a canção:
“Não chores! Não temas!

Confia apenas. Descansa em mim!”

É ele quem diz.

Reclina a cabeça no peito do Pai, humilde, e assim
Derrote o temor, e como criança, durma feliz!

O garoto já estava entrando na adolescência. As tentações nessa idade são muitas. E um dos tropeços para ele era a mentira. Faltara às aulas na escola e mentira para os pais. Foi um abalo para a confiança que depositavam no filho. Era necessário um castigo bem severo, para que ele não se esquecesseda lição. Então, após explicar a importância de se falar sempre a verdade, o pai lhe deu o veredicto. Ele deveria levar suas coisas para o porão da casa e ali dormir e passar três dias – os que deixara de ir à escola. E que tirasse esse tempo para pensar.

O castigo começou. O porão estava escuro e sem nenhum conforto. Na primeira noite os pais não conseguiam dormir, pensando no filho. Altamadrugada, o pai pega seu cobertor e travesseiro e vai para o porão, ajeita-se junto do filho, que o abraça. E nos três dias, o pai fez-lhe companhia. Foi exatamente assim que o Senhor Jesus agiu em relação a nós. Ele tomou sobre si o nosso grande castigo. Não agüentou nos ver sofrer e veio, não apenas estar ao nosso lado, mas tomar o nosso lugar e morrer por nós. Não é maravilhoso meditar em tão grande amor? Você pode sentir agora a presença de Jesus ao seu lado?

Pai, graças te rendemos por tão grande salvação em Cristo Jesus. Ajuda-nos a viver de um modo digno do nosso chamado para o teu reino. Amém.

www.lagoinha.com

quinta-feira, 10 de março de 2011

Deus nos pede uma Pós-Graduação

Quando Deus está para realizar algo na terra, Ele chama um homem para si e o capacita. Trazendo isso para os dias de hoje, podemos perceber que Deus não está levantando somente um homem, mas sim uma geração inteira.Nosso Deus trabalha com organização, planejamento e prazos. Nos planos de Deus não há falhas, imprevistos e erros, pois Ele não se esquece de nenhum detalhe. Ele não é surpreendido, pois tudo está sob Seu controle.Deus nos pega e de alguma maneira nos mostra que têm propósitos nas nossas vidas, mas não estamos preparados, e é nesse estágio que Deus começa a nos treinar, forjar e capacitar. Ele nos constitui para tudo aquilo que tem preparado para nós. Para que isso aconteça Deus usa pessoas que nos façam exercer os ensinamentos dEle. Ele também usa circunstâncias, desertos e o que for preciso, pelo tempo que for necessário para que Ele veja que enfim pode confiar em nós. Quando dizemos: Eis-me aqui, Deus escuta, analisa e percebe as nossas falhas, como a rebeldia, desobediência, vaidade, soberba e arrogância. Quando achamos que já estamos graduados nas coisas de Deus, Ele vem é nos pede uma pós-graduação.ROMANOS 8:28Deus te chamou porque Ele tem um propósito na sua vida e tudo vai cooperar para que esses propósitos aconteçam.Podemos entender melhor isso observando a história do profeta Elias. Deus o escolhe, o ensina, o capacita e derrama sobre ele o espírito de profecia. O ministério desse homem começa quando ele confronta o rei Acabe, dizendo que ele ficaria anos sem ver a chuva e que a terra se secaria. Elias depois desse episódio é levado para Querite e é ali que se inicia seu processo de pós-graduação com Deus. Deus começa a treiná-lo, e ele aprende a confiar e a acreditar em Deus.Em seguida Elias se vê em Sarepta, que em hebraico é um verbo que significa fundir/refinar. No Querite, Elias foi treinado, forjado e aprendeu a confiar e acreditar em Deus. Em Sarepta, ele será refinado. Sarepta é a refinaria de Deus.Elias foi sustentado por uma mulher viúva que não tinha alimento suficiente para ela própria e para o seu filho. Assim como a Elias, Deus nos ensina a suportar o impacto das mudanças, pois Ele sabe o nosso amanhã. Com todas essas mudanças, Deus ensina a Elias uma lição, talvez uma das mais importantes: a humildade.Precisamos entender que todas as pessoas usadas por Deus passam por situações de humilhação. Pois somente adquirimos a humildade na medida que passamos por essas experiências. Precisamos passar pela humilhação para que Deus nos mostre que não devemos fazer as coisas do nosso jeito, nem no nosso tempo, mas que em primeiro lugar devemos confiar e depender dEle em tudo. Pois nosso sustento e provisão vêm de Deus. E Elias viu isso em Sarepta, pois ali ele não ia ajudar, mas ia ser ajudado. Sabia que Deus não ia fazê-lo chegar até ali para passar fome, e que tudo o que estava acontecendo ia colaborar para o seu bem, para o seu crescimento. Ele foi um grande homem de Deus e mesmo passando por todas essas provas, não se deixou derrotar, pois ele sabia em quem cria, e se lembrou de tudo o que Deus já havia feito por ele, antes de tudo isso acontecer.Elias foi provado e aprovado por Deus.Devemos aprender que é a obediência que traz a autoridade que precisamos. E assim como Elias, nós precisamos passar por essas experiências e provações. Esse processo acontece da mesma forma com todos nós. Deus nos chama, nos prepara, nos ensina, nos forja e em seguida nos dá a oportunidade de glorificar, de confiar e depender dEle. Podemos então nos perguntar:O que será que Deus preparou para o meu futuro?Quem eu serei amanhã nas mãos de Deus?O que é o meu futuro nas mãos de Deus?O que tenho feito para que isso aconteça?Temos aproveitado as oportunidades que Deus nos dá, ou na primeira dificuldade reclamamos, saímos correndo ou ficamos questionando o agir de Deus? Quando as coisas se complicam você dobra o joelho e ora, ou vai procurar solução nas coisas do mundo?Devemos aprender que quando há levantes é ai que nos aperfeiçoamos, pois nosso Deus transforma maldição em benção. Somos treinados para aprender e para agir.Elias confiou, creu e Deus lhe deu a vitória.

quarta-feira, 9 de março de 2011

O que diz a Bíblia sobre os Últimos Dias

Os que não são cristãos tem dificuldade em acreditar que estamos vivendo nos últimos dias da história de esta Terra. A Bíblia diz em 2 Pedro 3:3-4 “Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores com zombaria andando segundo as suas próprias concupiscências, e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.” A vinda do anticristo é um sinal do fim. A Bíblia diz em 1 João 2:18 “Filhinhos, esta é a última hora; e, conforme ouvistes que vem o anticristo, já muitos anticristos se têm levantado; por onde conhecemos que é a última hora.” Que disse Jesus sobre quando o fim do mundo chegaría? A Bíblia diz em Mateus 24:14 “E este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.” Nos últimos dias haverão homens fazendo-se passar por Jesus para nos enganar, A Bíblia diz em Mateus 24:23-24 “Se, pois, alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! ou: Ei-lo aí! não acrediteis; porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.” Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. A Bíblia diz em Mateus 24:29-30 “Logo depois da tribulação daqueles dias, escurecerá o sol, e a lua não dará a sua luz; as estrelas cairão do céu e os poderes dos céus serão abalados. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão vir o Filho do homem sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.” Em que condição moral estará a nossa sociedade nos últimos dias? A Bíblia diz em 2 Timóteo 3:1-5 “Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos penosos; pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, ímpios, sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando-lhe o poder. Afasta- te também desses.” Um aumento em conhecimento e habilidade de viajar é um sinal dos últimos dias. A Bíblia diz em Daniel 12:4 “Tu, porém, Daniel, cerra as palavras e sela o livro, até o fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará.” Que outros sinais dos últimos dias menciona a Bíblia? A Bíblia diz em Lucas 21:25-26 “E haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; e sobre a terra haverá angústia das nações em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas. Os homens desfalecerão de terror, e pela expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto os poderes do céu serão abalados.” Conversaçôes sobre paz e segurança é outro sinal dos últimos dias. A Bíblia diz em 1 Tessalonicenses 5:2-3 “Porque vós mesmos sabeis perfeitamente que o dia do Senhor virá como vem o ladrão de noite; pois quando estiverem dizendo: Paz e segurança! então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida; e de modo nenhum escaparão.” Que devem as pessoas fazer quando vêem estes sinais? A Bíblia diz em Mateus 24:42-44 “Vigiai, pois, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor; sabei, porém, isto: se o dono da casa soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa. Por isso ficai também vós apercebidos; porque numa hora em que não penseis, virá o Filho do homem.”

terça-feira, 8 de março de 2011

E DEUS TE FEZ MULHER...




Tudo parecia já estar completo e definido. O Divino Artesão, inflamado de Amor, contemplava sorrindo toda a Sua Criação e via que tudo era muito bom. Fontes de água cristalina, bosques com as mais frondosas árvores, céu azul e estrelas pontilhando as noites imemoriais do principio dos tempos. Tudo brotara do Seu Coração de Pai, tal quais raios e trovões de amor e misericórdia nascem de nuvens carregadas do Amor Divino. O Sonho do Criador estava pronto e maravilhava Seus Divinos Olhos! E coroando a criação sua mais preciosa e predileta obra, feito à Sua imagem e semelhança. Dentre toda a Criação, o único ser que receberia a estatura de FILHO: O

HOMEM!


Ora, o Divino Artista tem coração de Poeta, e nesta aguda e divina sensibilidade, percebeu uma pontinha de solidão que precisava ainda ser colorida com Seu Amor. E tendo feito adormecer o varão e com um lindo sorriso antevendo a surpresa que lhe faria, tira de Seu Coração toda a delicadeza que pode e da costela do Homem o material humano com que adornaria primorosamente a pintura da Criação. E dos delicados canteiros de Sua Divina Inspiração, ornada de artísticos contornos, plantou na terra a sua mais bela flor. E DEUS FEZ A MULHER!


Creio que no fundo do coração de Deus não havia outra intenção ao criar a mulher que não fosse inserir na história Sua Ternura e Delicadeza divinas por meio da personalidade feminina, sem fazer disso um sinal de fraqueza ou pieguice. Deus fez a mulher não fraca, mas frágil. E todos sabemos que na verdade as coisas mais frágeis são normalmente as mais valiosas. Na identidade feminina reside o mistério da força e formosura divinas que se nos revelam em tantos detalhes, de modo especial no dom da maternidade. Que presente do céu para as mulheres poderem ser celeiro da inspiração do Pai, sendo guardiãs e colaboradoras do Dom da Vida!


Ainda que nos tempos modernos a imagem feminina seja tão violentada, vulgarizada, posta num caldeirão de indignidades próprias de uma sociedade que não enxerga o valor do ser humano, saibamos que nos lábios do Senhor a palavra “MULHER” é um título. “Mulher” Ele chama àquela que entre a multidão que o exprimia nas ruas da Galiléia foi a única que se atreveu e a tocá-lo. Impelido a olhá-la nos olhos, declarou firmemente: “Mulher, a tua fé te salvou!”. E também a ressurreição, o grito de que a tumba estava vazia foi dado corajosamente em primeiro lugar pela voz feminina.


E se tão somente em tudo isso o Deus Todo Poderoso já não fez da mulher um ser de altíssima dignidade, desejou Ele mesmo vir ao mundo pelo ventre puríssimo de uma mulher especial. Reservou a si mesmo a mais especial das Flores para ser Sua Mãe, aquela que mereceria de fato o titulo de A MULHER! Se o Deus Eterno e Absoluto desejou ser abrigado no ventre feminino, que maior dignidade é necessária dizer da natureza feminina?
Que essa reflexão, inspirada ao meu coração por Aquele que as criou possa ser para cada menina, cada senhora, cada jovem, cada MULHER um recado da parte do Senhor! Que saibam o quanto Deus as ama e o quão especiais são na história da salvação. O teu valor de mulher não está fora, mas dentro de ti mesma. Tua dignidade está em saber-se amada por Deus e por isso mesmo o valor que tens é justamente o valor de Princesas, filhas do Rei dos Reis!
Dedico este texto a todas as filhas de Deus.


Com carinho e orações

Roberto Amorim

segunda-feira, 7 de março de 2011

Revista Fiel

Clique para ampliar a imagem

Jesus (também) para os de bem com a vida

A mensagem de hoje é dirigida àqueles que necessitam quebrar paradigmas. Talvez você seja alguém que ainda acredita que a religião é o ópio do povo, que o ateísmo é sinal de inteligência e que Jesus é para as pessoas que estão desgovernadas, sem orientação, sem perspectiva, sem objetivo, sem alvo, sem condições. Se é esse o seu caso, estamos aqui para lhe mostrar o contrário, primeiramente lembrando-o da busca espiritual de todo ser humano e assegurando-lhe que ela só poderá ser satisfeita em Cristo Jesus. Esta mensagem é um convite para que você ultrapasse as barreiras. Pode ser que a imagem que tem da igreja ou a idéia que faz de Jesus seja aquela que lhe foi imposta. Pode ser que, ao ocorrer-lhe a sede e o desejo de se aproximar de Deus, você acabe trilhando vários caminhos e que a sua última opção seja, por fim, uma igreja evangélica, na qual possivelmente nunca tenha entrado. Desse modo, precisamos mostrar-lhe este lado a fim de que tenha, pelo menos, as informações necessárias a uma tomada de decisão. Se você é uma pessoa de bem com a vida e julga não ter os problemas comuns associados aos que aspiram a fé, minha sugestão é de que pense no que está lendo, pois a sua vida também é importante para Deus. Você tem um valor incalculável para ele e, do mesmo modo, necessita de comunhão com o Pai. Estando em comunhão com Ele, sua vida poderá ser transformada. Além da energia necessária para a batalha do dia-a-dia, você receberá a salvação, a paz e o amor. Seu estado de espírito vai mudar; e você também um dia vai poder declarar: “Valeu a pena acreditar nesse Deus”, “Valeu a pena acreditar na Bíblia Sagrada”. Então, quando for possível, venha nos fazer uma visita. Que Deus o abençoe,
Ap. Rina

domingo, 6 de março de 2011

Náufragos na ilha


ATOS 28.1-10

Porém ele, sacudindo o réptil no fogo, não sofreu mal nenhum. (At 28.5.)

Ouve, Senhor, a batalha é renhida

Mas o sol já se põe, e logo ela é finda;

Eu preciso estar de pé, ao soar o clarim.

O inimigo já vem para derrubar e ferir,

E, empurrando, faz tudo para nos ver cair.

Mas tua mão, eu sei, está bem estendida!

E tendo até mesmo a alma ferida,

Sendo golpeada na esperança,

Eu sei que, tua mão nos alcança,

Nos concede alento, nos dá segurança.

Uma ilha chamada Malta abriga um grupo de náufragos. São soldados romanos, prisioneiros escoltados, marinheiros de um navio alexandrino afundado e alguns cristãos, entre eles o apóstolo Paulo. Caía uma chuva miúda

que trazia o frio. Com as roupas e o corpo molhados, e muito cansados,os sobreviventes do naufrágio fizeram uma fogueira, ajudados pelos bárbaros.(Assim eram chamados todos os povos não-conquistados por Roma.)

Então, Paulo, ao apanhar um feixe de gravetos, é picado por uma víbora venenosa, que fugia das chamas, ficando-lhe presa na mão. Contudo ele a sacode ao fogo e não sofre nenhum mal. Os naturais da ilha, vendo que Paulo não morria, começaram a dizer ser ele um deus. E, ali naquele lugar, o apóstolo pôde anunciar Jesus.

As aventuras que vivemos em cada dia devem sempre nos levar à proclamação do evangelho. Os outros estão vendo como reagimos aos problemas. Não devemos perder as oportunidades de falar do amor de Cristo. Mesmo como náufrago, com frio e sem teto, o cristão pode encontrar um meio de vencer a “serpente” da morte e do pecado, e testemunhar que seu Deus é real e poderoso.

Pai, ajuda-me a honrar teu precioso nome com o meu testemunho. Amém.

www.lagoinha.com

sábado, 5 de março de 2011

A reconciliação

GÊNESIS 33.1-17
Então, Esaú correu-lhe ao encontro e o abraçou; arrojou-se-lhe aopescoço e o beijou; e choraram. (Gn 33.4.)
Se, pois, ao trazeres ao altar
Tua oferta, para ali a depositar,
E, de teu irmão ali você lembrar
Que ele tem algo contra ti,
Que, sem querer fora ferido aqui.
Deixa então perante o altar de Deus
A oferta, fruto do trabalho teu,
E vai reconciliar-te.
Procura teu irmão até achar.
Busca-o, até en? m o encontrar.
E abraça-o. Peça-lhe perdão.
Oferece-lhe o coração.
E, em doce devoção,
Volte ao altar. Já podes ofertar.
O Pai vai aceitar tua entrega, tua humilhação.
Esta foi a oferta: o pedido de perdão.Alcançou o coração do Pai.
Deste a oferta; agora vá.
Esaú e Jacó eram irmãos gêmeos. Deveriam ser os melhores amigos, mas, literalmente, brigavam desde o ventre materno. Os pais não souberam lidar com suas diferenças e aumentaram a distância entre os dois. Isaque, o velho pai, se apegou ao primogênito, Esaú; enquanto a mãe, Rebeca, estava mais ligada a Jacó. Essa preferência pelos filhos e o fato de Jacó sempre querer “arranjar” as coisas ao seu modo, isto é, pela astúcia, trouxe o ódio ao coração de Esaú. E este jurou matar o irmão. Depois de vinte anos longe dos familiares, o mais novo, Jacó, retorna à casa paterna. E teria de enfrentar o ódio do irmão.
Jacó sabia que não lograria êxito em lutar com Esaú. Então preferiu buscar a Deus em oração. E, literalmente, ele “lutou” com o Senhor; buscou a bênção do perdão e de um novo coração. E os alcançou. Deus lhe mudou o nome, pois seu caráter fora também mudado. Seu irmão foi o primeiro a perceber isso, ao receber os presentes de Jacó. No encontrodos dois, houve lágrimas, beijos e abraços. Ocorreu reconciliação. E, você, tem algum irmão para perdoar ou pedir perdão?
Pai, ensina-nos a perdoar e a pedir perdão. Ajuda-nos a ter o coração limpo de mágoas ou ressentimentos, a andar em amor. Em nome de Jesus. Amém.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Convite à gratidão

Como é bom estar diante de pessoas gratas a Deus, pessoas com humildade o suficiente para reconhecer a mão do Senhor, sua ajuda e seu favor operando em suas vidas. Contrariamente, é triste presenciar o pronunciamento de afirmações do tipo, “Eu consegui!”, “Eu conquistei!”, “Eu fiz!”, da parte de pessoas que, cheias de soberba e orgulho, não percebem que sem a bênção de Deus e sua aprovação não chegariam a lugar algum neste mundo. Deus está no controle e precisamos entender que nada acontece sem que ele o permita; e que é necessária a consciência de que, se você tem conquistado, se tem “alargado as estacas da sua tenda” e recebido bênçãos do Altíssimo, deve apresentar a sua gratidão a ele. É o mínimo que Deus espera de nós, uma vez que nos tem agraciado com todas as coisas. Desde o ar que respiramos, Deus nos tem dado tudo de que necessitamos, tem cuidado das nossas vidas. A gratidão é um dos segredos da felicidade. Uma pessoa grata é muito mais generosa, relaciona-se melhor socialmente, é mais feliz. Uma pessoa grata consegue adorar Deus “em espírito e em verdade”. Ela compreende que sem Deus não poderá fazer nada. Por isso, comece a pensar no que Deus tem feito por você, também, e apresente-se a ele com gratidão. Isso o levará a um novo nível de intimidade e conhecimento do nosso Senhor. Fique na paz,

Ap. Rina

quarta-feira, 2 de março de 2011

O que diz a Bíblia sobre o Dizimo

Antes de começar a gastar, devemos honrar a Deus dando-Lhe o que Lhe pertence primeiro. A Bíblia diz em Provérbios 3:9 “Honra ao Senhor com os teus bens, e com as primícias de toda a tua renda.” Que parte do nosso salário pertence a Deus? A Bíblia diz em Levítico 27:30 “Também todos os dízimos da terra, quer dos cereais, quer do fruto das árvores, pertencem ao senhor; santos são ao Senhor.” Dar o dízimo é uma forma de aprender que Deus ocupa o primeiro lugar na nossa vida. A Bíblia diz em Deuterenômio 14:22-23 “Certamente darás os dízimos de todo o produto da tua semente que cada ano se recolher do campo. E, perante o Senhor teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer ao Senhor teu Deus por todos os dias.” Como era o dízimo usado em Israel? A Bíblia diz em Números 18:21 “Eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo serviço que prestam, o serviço da tenda da revelação.” Cristo aprovou o dízimo. A Bíblia diz em Mateus 23:23 “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas.” Que diz Paulo sobre como o ministério do evangelho será sustentado? A Bíblia diz em 1 Coríntios 9:13-14 “Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que servem ao altar, participam do altar? 4Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho.” Em que princípio se basea a devolução do dízimo? A Bíblia diz em Salmos 24:1 “Do Senhor é a terra e a sua plenitude; o mundo e aqueles que nele habitam.” De donde vêm as riquezas? A Bíblia diz em Deuterenômio 8:18 “Antes te lembrarás do Senhor teu Deus, porque ele é o que te dá força para adquirires riquezas; a fim de confirmar o seu pacto, que jurou a teus pais, como hoje se vê.” Além do dízimo que mais devemos trazer ao Seu santuário? A Bíblia diz em Salmos 96:8 “Tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome; trazei oferendas, e entrai nos seus átrios.” Deus diz que quando não damos dízimos e ofertas, estamos roubando-Lhe. A Bíblia diz em Malaquias 3:8 “Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas.” Como sugere Deus que provemos as bencãos que Ele prometeu? A Bíblia diz em Malaquias 3:10 “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança.” Dá com alegria como quem quer agradar a Deus. A Bíblia diz em 2 Coríntios 9:7 “Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria.” Deus diz que o que damos deve reflectir com honestidade o que recebemos. A Bíblia diz em Deuterenômio 16:17 “Cada qual oferecerá conforme puder, conforme a bênção que o Senhor teu Deus lhe houver dado.”

terça-feira, 1 de março de 2011

O deserto e a terra prometida

Hoje, assistindo a imagens de praias paradisíacas, passeios sobre dunas e dias de sol e calor, lembrei-me do deserto e da jornada dos israelitas para chegar à terra prometida. Parafraseando a história de Moisés, comparei as praias aos lugares de deleite que todos almejamos alcançar, e as dunas, aos obstáculos que se nos surgem na caminhada até eles. É engraçada a relação entre as bênçãos e promessas de Deus para as nossas vidas e as dificuldades que temos de vencer para conquistá-las. É uma relação entre deserto e terra prometida. É fato, por exemplo, que todas as vezes que imaginamos alguma coisa boa se realizando não a veremos acontecer de um dia para o outro, mas somente depois de um período de adversidades, que geralmente compõe o processo da conquista. Coisas semelhantes sucederam a Jesus. A Bíblia relata que, antes de o ministério do nosso Senhor ter início, o Espírito Santo o conduziu ao deserto, onde permaneceu, em jejum, por quarenta dias e quarenta noites, sendo tentado e sujeito a provações. O deserto, no entanto, é um lugar de aprendizado. No deserto, aperfeiçoamo-nos e nos desenvolvemos, numa generosa ocasião de crescimento. As lutas e situações que temos de aprender a administrar são oportunidades para atingir um novo patamar de experiência e maturidade, de modo que, antes de constituir-se um motivo de murmuração e descontentamento, o deserto é uma condição a que se dar graças. No momento certo, aquele que, Ele próprio, venceu o deserto porá um fim ao seu sofrimento. Tudo está nas mãos de Jesus Cristo, a quem também pertencem o ouro e a prata, o doar e o reter e o domínio sobre todas as circunstâncias. Quando Ele der ordem ao deserto da sua vida para que termine e aos anjos para que o sirvam, nada o poderá impedir de ultrapassar todas as barreiras e experimentar as bênçãos do Pai nesta terra... prometida. Que Deus o abençoe,

Ap. Rina